Intercâmbio na terceira idade: uma experiência única

Intercâmbio terceira idade

Se você acha que já passou da idade de fazer um intercâmbio, está na hora de rever seus conceitos. Existem muitas pessoas que aproveitam a aposentadoria para conhecer outro país e vivenciar novas experiências.

Mais do que desbravar novos horizontes, o intercâmbio na terceira idade propõe diferentes atividades, entre elas cursos de idiomas, imersão em novas culturas, passeios guiados e hospedagens bem direcionadas para este público todo especial.

Com planejamento e disciplina, é possível tirar do papel o sonho de fazer as malas e encarar uma experiência única e inesquecível como esta.

LEIA MAIS: Dicas de educação financeira para idosos

Intercâmbio na terceira idade: para onde ir?

O que não faltam são lugares neste mundo para serem visitados. A escolha do destino depende do valor do investimento e dos objetivos da viagem. Mas sempre tem aqueles que chamam mais a atenção dos aposentados.

De acordo com estudo da CI Intercâmbio e Viagem, divulgado em 2019, o intercâmbio na terceira idade teve um aumento de aproximadamente 20% nos últimos anos. Entre os destinos preferidos pelos turistas com mais idade estão Canadá, Inglaterra, Espanha, Itália e Malta.

Independentemente do destino, o mais importante é contar com toda a orientação especializada para que a viagem seja tranquila e bem-sucedida. Existem muitas agências que possuem programas de intercâmbio voltados para a terceira idade. Pode ser uma boa opção para os aposentados que desejam viajar tendo acesso a roteiros bem definidos e pensados exclusivamente para eles.

Quais os primeiros passos para fazer um intercâmbio na terceira idade?

Para que a viagem se encaixe nos sonhos dos turistas é necessário planejamento. Por isso, antes de fazer as malas, fique de olho nessas dicas:

Verifique seu passaporte
Se você ainda não tem passaporte, providencie o seu o quanto antes, pois é necessário pagar uma taxa, depois ir a um posto da Polícia Federal para confirmar os dados e tirar a fotografia e aguardar alguns dias para retirar o documento. Se o país para onde você vai viajar pede visto, os trâmites precisam começar bem cedo. Se você já tem um passaporte, fique de olho na validade dele para não ser barrado quando no aeroporto.

Procure informações sobre o destino
Blogs de viagem e uma agência especializada podem ajudar você a definir o melhor destino de acordo com seu gosto pessoal, disponibilidade de investimento e objetivo. Por meio da agência você tem ainda a chance de se organizar para viajar em grupos ou de fazer combinações interessantes de passeios que vão deixar seu passeio ainda mais especial.

Adquira a passagem com antecedência
Quanto mais cedo você fechar seu intercâmbio, mais opções de voos, condições de pagamento e de preços você vai encontrar. Assim fica mais fácil fazer aquela viagem dos sonhos que vai exigir um investimento maior.

Não se esqueça do seguro viagem!
Muitos destinos internacionais pedem a contratação de um seguro-viagem. Ele abrange uma série de serviços importantes e pode aumentar sua tranquilidade durante toda a viagem.

Planeje a troca de moeda
Pesquise diferentes casas de câmbio para ver quais os melhores lugares para você fazer a troca de moedas. É importante também entender as leis locais, porque alguns pedem que o turista tenha um cartão de crédito internacional e uma quantidade de terminada de dinheiro para entrar no país.

Peça orientação para fazer as malas
Fique de olho na temperatura local durante sua estada antes de fazer as malas. Essas informações vão ajudar você a escolher as peças certas para colocar na mala, sem riscos de pagar por excesso de bagagem ou de passar frio ou calor. Lembre-se de providenciar uma bolsa extra ou de deixar um espaço na mala para trazer os presentes e souvenires.

Gostou do nosso artigo sobre intercâmbio na terceira idade? Espero que sim! E se você quiser ficar por dentro de mais informações sobre qualidade de vida, aposentadoria e INSS, acompanhe o nosso blog! Clique aqui para ler outros artigos.