Dicas de educação financeira para idosos

Educação Financeira

Colocar em prática alguns princípios de educação financeira pode ajudar os aposentados a viverem com mais tranquilidade nesta fase da vida.

A terceira idade costuma ser cheia de desafios. Alguns idosos conseguem administrar adequadamente suas economias e realizar o sonho de parar definitivamente de trabalhar para apenas desfrutar do tempo livre. Mas há uma grande parcela que precisa continuar na ativa para pagar as contas e ajudar filhos e netos.

Por isso, a educação financeira para idosos é tão importante. Com ela é possível gerenciar melhor o dinheiro e reduzir os riscos de contrair dívidas que tiram o sono de qualquer um.

LEIA MAIS: 59% dos aposentados não se preparam para a aposentadoria, revela pesquisa

Dicas de educação financeira para idosos

Planejamento é a palavra de ordem para quem deseja chegar à terceira idade sem problemas financeiros. Mas, se você já é um aposentado e precisa adquirir uma boa educação financeira para viver essa fase com mais tranquilidade, preste atenção nessas dicas:

1 – Faça um diagnóstico financeiro

Para administrar bem as finanças você precisa saber quais são suas receitas e despesas. Seja no papel, aplicativo ou planilha no computador, coloque o montante que recebe todo mês e faça uma lista de todos os gastos fixos e esporádicos. Dessa forma, você terá um panorama de quanto recebe e para aonde vai o dinheiro.

2 – Reserve dinheiro para o essencial

Existem contas que precisam ser pagas mensalmente, como água, luz, gás, telefone, convênio médico, remédios, condomínio, aluguel. Priorize estes gastos e organize tudo por data de pagamento, para que você não tenha prejuízos ao pagar multas por atraso e comprometa sua educação financeira.

3 – Cuidado com os parcelamentos

O valor que sobra do pagamento das contas essenciais pode e deve ser aplicado para uso pessoal, investimentos financeiros e lazer. Mas evite se enfiar em dívidas com parcelas muito longas. Se for possível, junte o dinheiro para pagar à vista e peça um desconto.

4 – Fique atento ao crédito fácil!

O empréstimo consignado parece ser uma ótima saída para os idosos que precisam de dinheiro rápido, mas pode se tornar uma bola de neve se não houver planejamento. Por isso, pense bem se realmente é necessário recorrer a esta solução para quitar suas dívidas. Às vezes, somente cortar os gastos supérfluos já é suficiente para colocar em prática sua educação financeira, reorganizando as contas da casa e saindo do vermelho.

5 – Evite emprestar seu nome para outras pessoas

As facilidades de crédito e de pagamento oferecidas para as pessoas acima de 60 anos atrai amigos e parentes que desejam fazer empréstimos usando o nome do aposentado. Por mais que haja uma relação de confiança e afeto, não entre neste tipo de transação. Um atraso no pagamento, por menor que seja, resulta em juros assombrosos. Em casos mais graves, é o nome do idoso que ficará negativado, e não de quem está usufruindo do empréstimo.

LEIA TAMBÉM: Como não ser vítima de golpes financeiros?

Desfruta das gratuidades

As pessoas que já passaram dos 60 anos têm direito a uma série de benefícios. Ônibus gratuito, vagas exclusivas no ônibus interestadual, pagamento de meia entrada em cinemas, teatros e museus, entre outros. Procure saber como usufruir dessas gratuidades para idosos e aproveite para economizar!

Educação financeira é um processo e um hábito. Nunca é tarde para começar a gerenciar o dinheiro e viver com mais tranquilidade e qualidade de vida!

Se você quiser ficar por dentro das informações sobre aposentadoria e INSS, acompanhe o nosso blog! Clique aqui para ler outros artigos.