Plano de saúde para idosos: como fazer uma boa escolha?

Encontrar um bom plano de saúde para idosos é um trabalho árduo para muitas famílias. Na maioria dos casos, os preços elevados e a burocracia dificultam o acesso dessas pessoas a este serviço tão importante.

A idade avançada dá início a uma série de doenças e pequenas complicações que precisam de um acompanhamento adequado. Esse processo inclui exames dos simples aos mais complexos, consultas periódicas e o uso correto de medicamentos.

Portanto, para garantir o acesso a bons profissionais e a um atendimento de qualidade, é importante conhecer os diferenciais de um plano de saúde para idosos.

Por que vale a pena conhecer os planos de saúde para idosos?

Apesar de os planos de saúde para idosos apresentarem preços tão altos quanto os planos de saúde tradicionais, esta decisão pode trazer menos dores de cabeça.

Vamos explicar o porquê.

A gente sabe que o serviço público no Brasil está longe de oferecer a qualidade esperada. Com tanta gente na fila, a marcação de consultas é demorada, assim como o atendimento de plantão. Para o idoso que já está fragilizado por conta da fraqueza muscular e das dores que apresenta, essa situação se torna ainda mais penosa.

O pé de meia em caso de necessidade pode ser um argumento para não ter que pagar todo mês por um plano se saúde. Porém, dependendo do hospital escolhido, do tipo de problema apresentado e dos tratamentos oferecidos, o montante guardado pode não ser suficiente.

Conclusão: é complicado ter que arcar todo mês com as altas mensalidades do plano de saúde para idosos, sendo que o serviço pode não ser usado com frequência, cenário que, na verdade, é muito positivo. Ao mesmo tempo, um atendimento ou internação particular de curta ou média duração pode equivaler ao que se paga durante 12 meses.

3 diferenciais de um plano de saúde para idosos

Confira as vantagens que um plano de saúde para idosos pode oferecer:

Profissionais especializados

Em planos de saúde tradicionais o idoso precisa procurar ou passar com diferentes médicos até encontrar aquele que tenha expertise com pessoas da terceira idade. Já nos planos de saúde para idoso esta seleção é feita previamente e todos os médicos credenciados trabalham com esse público.

Ações de prevenção

Normalmente as pessoas que não possuem convênio só procuram o médico quando estão doentes, seja em estágio inicial, seja no estágio avançado. Os planos de saúde para idosos e tradicionais costumam contar com palestras gratuitas, blogs e ações de prevenção a diferentes doenças. Além disso, por pagarem mensalidades, os idosos fazem consultas de rotina, o que não acontece com quem utiliza o SUS ou paga por cada consulta ou exame.

Coberturas diferenciadas

Escolhemos um plano de saúde com base na cobertura que ele oferece. No caso dos planos de saúde para idosos, a cobertura dependendo tipo de plano e tende a ser ampla por conta do público-alvo.

Está vendo? Muitas são as vantagens de um plano de saúde para idosos. Mas para escolher o mais adequado, conversar com diferentes corretores, fazer cálculos de curto, médio e longo prazos, esclarecer todas as dúvidas e considerar os seguintes pontos:

  • Área de atendimento, para evitar longos deslocamentos nas idas ao médico;
  • Médicos especializados nas doenças que o idoso já possui;
  • Cobertura de equipamentos pré e pós-cirúrgicos;
  • Descontos na compra de remédios e outros produtos.

Gostou do nosso artigo sobre plano de saúde para idosos? Espero que sim! E se você quiser ficar por dentro de mais informações sobre qualidade de vida, aposentadoria e INSS, acompanhe o nosso blog! Clique aqui para ler outros artigos.