Você sabe a importância da odontogeriatria?

Com o passar dos anos, muitos problemas na região da boca tiram a autoestima e a qualidade de vida das pessoas e se tornam porta de entrada para doenças graves. E existe um profissional que cuida exclusivamente da saúde bucal dos idosos: o profissional do ramo da odontogeriatria.

Esta especialidade da odontologia foi reconhecida em 2002, de acordo com informações do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Seus principais objetivos são estudar as doenças que acometem os idosos em decorrência da má saúde da boca e oferecer melhores condições de vida para a terceira idade por meio da prevenção e cura de problemas bucais.

Ainda existem poucos profissionais especializados em odontogeriatria aqui no Brasil. Porém, esse cenário precisa mudar. De acordo com estudo da Fapesp, até 2025 o número de idosos no Brasil vai ultrapassar os 38 milhões.

Em que momento o idoso deve visitar um profissional de odontogeriatria?

Cuidar da saúde bucal é uma preocupação que começa quando a pessoa ainda é um bebê, com visitas ao odontopediatra. Depois ocorrem as idas periódicas ao dentista e quando chega aos 60 anos, é importante procurar o odontogeriatra. Eles apresentam um conhecimento mais especializado e podem orientar com mais precisão os pacientes idosos.

O corpo como um todo vai envelhecendo conforme a idade avança e a região da boca não fica de fora. O idoso tende a salivar menos, a língua perde um pouco das suas funções e a sensibilidade gustativa é reduzida. É justamente por este motivo que algumas pessoas mais velhas colocam sal ou açúcar em excesso nos alimentos sem perceber.

A lentidão nos movimentos, a fraqueza muscular e a perda da agilidade fazem com que os idosos também reduzam a eficiência na hora de escovar os dentes e passar o fio dental. Como consequência ficam mais suscetível a cáries e a outras complicações que, quando mal resolvidas, levam à perda dos dentes.

Este é um dos motivos pelos quais os especialistas costumam recomendar escovas elétricas para os idosos manterem a higienização adequada da boca.

Qual a relação entre a saúde bucal e outras doenças?

Muita gente não sabe, mas não cuidar adequadamente dos dentes, língua e gengiva pode causar complicações graves em outras partes do corpo.

Uma infinidade de estudos e pesquisas nacionais e internacionais já relacionou a falta da saúde bucal a diferentes problemas de saúde, como diabetes, artrite, osteoporose e artrose.

Uma saúde bucal ruim também pode ocasionar problemas cardiovasculares. Isso porque a boca pode disseminar germes e bactérias para outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea, chegando facilmente ao coração.

Sem um acompanhamento efetivo da saúde, diagnósticos precisos e tratamentos corretos, o idoso pode desenvolver aterosclerose (entupimento de artérias), endocardite (inflamação da membrana que reveste a parede interna do coração), AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros problemas do coração.

Dessa forma, é importante levar a sério a saúde dos dentes e enfatizar os cuidados quando a idade avança. Um idoso necessita de cuidados multidisciplinares para garantir mais bem-estar e qualidade de vida. Como os especialistas dizem, a saúde começa pela boca!

Gostou do nosso artigo sobre odontogeriatria? Espero que sim! E se você quiser ficar por dentro de mais informações sobre qualidade de vida, aposentadoria e INSS, acompanhe o nosso blog! Clique aqui para ler outros artigos.