A Revisão INSS tem muito a ver com o fato de no ano de 2004 a Previdência Social ter sofrido um rombo de R$ 32 bilhões, que fez com que o governo tivesse que reequilibrar a situação através de medidas de readequação.
Porém, ao fazer isso também abriram-se brechas na legislação que permitem que alguns aposentados e pensionistas tenham direito ao pedido do chamado, Revisão INSS.
Advogados especialistas em Direito Previdenciário, estudaram essas brechas e chegaram a conclusão de existem dez situações onde os aposentados e pensionistas podem entrar com pedido de revisão INSS amparados pela lei.
Essas pessoas possuem direitos variados, desde a contagem de tempo para soma em seu benefício como o direito de se aposentar e receber os valores atrasados.
Cuidado com soluções milagrosas para sua Revisão INSS
Essas brechas geraram uma busca muito grande por informações e muitos “espertinhos” se aproveitaram da situação e começaram a aplicar golpes dos mais variados nesses beneficiados.
Foi aí que diversas reportagens em jornais, TVs e revistas passaram a alertar, corretamente, a população.
Entretanto, essa comunicação gerou um efeito negativo também, pois pessoas de bem que tem esse direito a revisão inss passaram a ter medo de buscar informações e até mesmo entrar com seus pedidos de revisão INSS.
Vale salientar que se você se enquadra em uma das situações abaixo, você deve sim buscar os seus direitos e entrar com uma ação para reivindicar isso, porém preste bastante atenção a estas recomendações aqui:
Número 1: Não pague qualquer quantia a quem se oferece para conduzir seu processo;
Número 2: Não entregue qualquer documento além do RG, CPF e número de aposentado;
Número 3: Exija um documento assinado, que seja um contrato, com tudo devidamente descrito;
Número 4: Exija que você tenha acesso aos portais do governo onde você terá acesso ao andamento em tempo real (online) de seu processo;
Número 5: Caso você não tenha, ou não esteja em condição de ler ou avaliar um contrato, peça ajuda a alguma pessoa de sua confiança;
Ciente desses itens listados acima é preciso que sua situação se enquadre em uma das dez listadas abaixo e cumpram as etapas formais do pedido, movendo um ação judicial junto ao INSS solicitando a revisão INSS, assim chamado, perante a Vara Previdenciária ou o Juizado Especial Federal.
Também é preciso que o aposentado ou pensionista tenha em mãos a carta de concessão da contribuição, a relação de contribuição ou o a memória de cálculo.
Leia com muita atenção os dez casos AQUI em que o aposentado ou pensionista pode pedir a revisão INSS do seu benefício e atente-se para elas a fim de observar se você também possui esse direito. SAIBA MAIS
Atente-se para a situação do seu benefício e use as possibilidades listadas acima para que você tenha certeza quanto aos seus direitos. Fique atento!