Revisão INSS, veja quem tem direito a aumentar seu benefício

revisão inss

A Revisão INSS tem muito a ver com o fato de no ano de 2004 a Previdência Social ter sofrido um rombo de R$ 32 bilhões, que fez com que o governo tivesse que reequilibrar a situação através de medidas de readequação.

Porém, ao fazer isso também abriram-se brechas na legislação que permitem que alguns aposentados e pensionistas tenham direito ao pedido do chamado, Revisão INSS.

Advogados especialistas em Direito Previdenciário, estudaram essas brechas e chegaram a conclusão de existem dez situações onde os aposentados e pensionistas podem entrar com pedido de revisão INSS amparados pela lei.

Essas pessoas possuem direitos variados, desde a contagem de tempo para soma em seu benefício como o direito de se aposentar e receber os valores atrasados.

 

Cuidado com soluções milagrosas para sua Revisão INSS

revisão inss na agência

Essas brechas geraram uma busca muito grande por informações e muitos “espertinhos” se aproveitaram da situação e começaram a aplicar golpes dos mais variados nesses beneficiados.

Foi aí que diversas reportagens em jornais, TVs e revistas passaram a alertar, corretamente, a população.

Entretanto, essa comunicação gerou um efeito negativo também, pois pessoas de bem que tem esse direito a revisão inss passaram a ter medo de buscar informações e até mesmo entrar com seus pedidos de revisão INSS.

Vale salientar que se você se enquadra em uma das situações abaixo, você deve sim buscar os seus direitos e entrar com uma ação para reivindicar isso, porém preste bastante atenção a estas recomendações aqui:

Número 1: Não pague qualquer quantia a quem se oferece para conduzir seu processo;

Número 2: Não entregue qualquer documento além do RG, CPF e número de aposentado;

Número 3: Exija um documento assinado, que seja um contrato, com tudo devidamente descrito;

Número 4: Exija que você tenha acesso aos portais do governo onde você terá acesso ao andamento em tempo real (online) de seu processo;

Número 5: Caso você não tenha, ou não esteja em condição de ler ou avaliar um contrato, peça ajuda a alguma pessoa de sua confiança;

Ciente desses itens listados acima é preciso que sua situação se enquadre em uma das dez listadas abaixo e cumpram as etapas formais do pedido, movendo um ação judicial junto ao INSS solicitando a revisão INSS, assim chamado, perante a Vara Previdenciária ou o Juizado Especial Federal.

Também é preciso que o aposentado ou pensionista tenha em mãos a carta de concessão da contribuição, a relação de contribuição ou o a memória de cálculo.

 

Leia com muita atenção os dez casos AQUI em que o aposentado ou pensionista pode pedir a revisão INSS do seu benefício e atente-se para elas a fim de observar se você também possui esse direito. SAIBA MAIS

 

Atente-se para a situação do seu benefício e use as possibilidades listadas acima para que você tenha certeza quanto aos seus direitos. Fique atento!

39 comentários

  1. DEOCLÉCIO ESTEVAM IANHEZ LOZANO Responder

    PERGUNTO: PRECISO DE ADVOGADO PARA PEDIR REVISÃO DE BENEFÍCIO AO INSS, OU EU MESMO POSSO FAZER A PETIÇÃO?

  2. Leonardo Responder

    Deoclecio, você pode inciar o processo sem um advogado, mas vai precisar nomear um no decorrer da solicitação de revisão. Então sugiro a você que procure um advogado para lhe auxiliar.

    • Denis Responder

      Olá Pedro, tudo bem? Você pode me enviar um e-mail no [email protected] que posso consultar para você. Ah, me passa o CPF e/ou Número do benefício, pois preciso de alguma dessas informações para poder consultar no INSS. 🙂

  3. Maria das Graças da Silva Santos Responder

    Sou pensionista meu esposo se aposentou em 1994 e faleceu em 2001 desde aí recebo penção por morte também tenho direito a essa revisão? O que
    faço

    • Da redação Autor do postResponder

      Caro Roberto, você verificou se você se encaixa em algumas das situações listadas no artigo que escrevi sobre “Revisão Aposentadoria: 10 Situações que tem direito.”? Dá uma olhadinha lá, ok.

      Abraço

  4. Teones soares Ferreira Responder

    Sou pensionista desde 01 02 1993 gostaria de saber se tenho direito a revisão número do benefício 0482276258

  5. José António Responder

    Olá! sou aposentado por invalidez desde 1999 com 7 salários referente com o que eu ganhava trabalhando e desde 2002 começou a cair. hoje estou recebendo apenas 2 salários gostaria de saber se tenho direito a algum reajuste . Obrigado

  6. Jesus Custodio Braga Responder

    Bom dia aposentei com 30 anos de serviço peguei só 75% continuo pagando desde 1998 já tive uma revisão em 2010 tenho direito.

  7. Flávio bertolino Responder

    Olá denis minha mãe recebe pensão por morte do meu pai q faleceu em 1993 ele aposentou em 1989 será q ela tem direito a revisão

  8. Sidney Batista Responder

    Boa noite eu me afastei em 2006 por pouco tempo porém anos depois recebi uma carta dá receita federal dizendo que eu tenho direito a uma correção mas só posso retirar esse valor em 2021 com juros e correção vc pode explicar melhor o q devo fazer?

  9. Sergio Vieira Responder

    Nesta revisões, não se enquadra a decadência , estou a mais de 10 anos aposentado. posso pedir a revisão.

  10. Sebastiao Dias Rocha Responder

    Aposentei em outubro de 2009 por invalidez, será que tenho direito a revisão, e como faço para pedir caso tenha direito?

  11. Sebastiao Dias Rocha Responder

    Aposentei em outubro de 2009 por invalidez, será que tenho direito a revisão, e como faço para pedir caso tenha direito,? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *