Pensão por morte: um benefício do INSS

Pensão por morte

Pensão por morte: quem pode receber este benefício? Qual a documentação necessária para realizar o requerimento? Existe tempo mínimo ou máximo de duração? Confira esses e outros esclarecimentos neste artigo!

Pessoas que contribuem para a Previdência Social possuem o direito de deixar uma pensão para dependentes, caso venha a falecer.

Quem têm direito a pensão por morte?

No caso de pensão por morte, existem algumas classes de dependentes. A primeira é composta por cônjuges e filhos menores de 21 anos (ou inválidos). Nesta primeira categoria, o benefício é pago de forma automática e dividido entre os dependentes.

Já a segunda classe é composta pelos pais do segurado. E a terceira é formada por irmãos menores de 21 anos.

Na segunda e terceira classes, é preciso comprovar a dependência financeira e, para ter o acesso ao benefício, não poderá existir dependentes na primeira categoria. Ou seja: companheiros ou filhos.

O que é preciso comprovar para ter acesso ao benefício?

Para ter direito ao benefício, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • O falecido precisa constar como segurado do INSS na data do óbito;
  • O parceiro ou parceira do falecido precisa ter no mínimo 44 anos de idade para receber o benefício;
  • O casamento ou união estável precisa ter no mínimo dois anos;
  • O segurado precisa ter feito pelo menos 18 contribuições à Previdência.

Em caso de morte por acidente, não é necessário ter cumprido o prazo de 18 contribuições, mas é preciso cumprir o período de, no mínimo, dois anos de união estável.

Caso a pessoa que faleceu tenha cumprido o mínimo de 18 contribuições, mas o parceiro tenha menos de 44 anos, o cálculo será feito com base na idade do cônjuge e a duração da pensão por morte irá variar entre três e 20 anos.

E se o segurado não teve 18 contribuições ou se a união tinha menos de dois anos, a pensão será paga ao parceiro sobrevivente por 4 meses.

 

Qual o prazo para realizar o requerimento?

O dependente tem até 90 dias após o falecimento do contribuinte para solicitar a pensão por morte.

Quem não cumprir o prazo, perde também o direito ao pagamento dos três primeiros meses após a morte do contribuinte. Neste caso, o beneficiário só irá receber o pagamento a partir da data do requerimento.

 

Qual a documentação necessária para receber o benefício? 

Para fazer o requerimento d epensão por morte, é preciso um documento de identificação com foto, o número do CPF e a apresentação da certidão de óbito, além de um documento de identificação do contribuinte que faleceu.

Essas informações sobre pensão por morte foram importantes para você? Esperamos que sim!

Se você quiser ficar por dentro das informações sobre aposentadoria e INSS, acompanhe o nosso blog! Clique aqui para ler outros artigos.