Vale a pena apostar no cartão de loja para controlar as finanças?

cartão de loja

Certamente, você já entrou em algum estabelecimento e foi abordado pelo vendedor para fazer o cartão da loja, não é verdade? Sabe para que serve este serviço e quais suas vantagens e desvantagens?

Fácil de ser emitido, o cartão de loja é a estratégia de estabelecimentos dos mais diferentes segmentos para fidelizar os clientes, oferecer descontos exclusivos e ampliar a divulgação da marca.

Porém, é preciso saber usá-lo. Um descuido, por menor que seja, pode gerar faturas mensais bem altas, mexer com o seu orçamento e comprometer a quitação de outras contas importantes.

Vantagens e desvantagens do cartão de loja

Fazer o cartão de loja é simples e bem rápido. Com apenas alguns dados pessoais e cópias de documentos, o cartão fica pronto em minutos e pode ser usado imediatamente. Há estabelecimento, inclusive, que oferecem descontos na primeira compra.

Na maioria das vezes o cartão de loja tem alguma bandeira (Mastercard, Visa, Elo etc.), oferecendo mais flexibilidade ao cliente. Com este modelo de cartão de crédito de loja em mãos, é possível fazer compras em qualquer estabelecimento e ainda desfrutar das vantagens que a bandeira pode oferecer.

Outra vantagem interessante do cartão de loja é a oferta de parcelamentos maiores. Se no cartão de crédito convencional uma bolsa de R$ 50,00 só pode ser parcelada em duas vezes, por exemplo, com o cartão da loja é possível pagar em cinco vezes ou mais.

Essas parcelas menores são bem atrativas para quem precisa comprar determinado produto, mas não pode arcar com altas parcelas, devido a outras contas que precisam ser pagas.

Entretanto, essa gama de facilidades pode trazer dores de cabeça. Já imaginou se você fizer um cartão de loja em todos os estabelecimentos que costuma frequentar?

Além da mensalidade ou anuidade que alguns cartões possuem, o cliente passará a ter uma alta quantidade de faturas para administrar, com datas de vencimentos variadas. Sem um bom controle financeiro e sem uma organização exemplar, atrasos – e multas consideráveis – se tornarão inevitáveis.

Portanto, antes de dizer sim à oferta de todos os cartões de loja, identifique seu perfil de compra, realize uma boa análise financeira e entenda bem todas as vantagens e desvantagens do serviço. Tomando a decisão com segurança e sem impulsos, as chances de dores de cabeça serão bem menores!

Gostou do nosso artigo sobre os pontos positivos e negativos do cartão de loja? Esperamos que sim! E se você quiser ficar por dentro de mais informações sobre qualidade de vida, aposentadoria e INSS, acompanhe o nosso blog! Clique aqui para ler outros artigos.