Uma gestão financeira de qualidade exige muita atenção. Um erro, por menor que seja, pode resultar em endividamento e dores de cabeça por longos anos.
Cuidar do próprio dinheiro é algo que se aprende ao longo dos anos. Na infância e adolescência a pessoa já começa a ter as primeiras noções, uma vez que é necessário administrar corretamente a mesada para que ela dure até o fim do mês. Ao começar a trabalhar, a gestão financeira é aprimorada, pois as responsabilidades aumentam.
Os anos vão passando e a experiência no assunto vai ganhando novos patamares. Mas aí chega a fase na qual o cansaço físico e alguns problemas de saúde, principalmente os neurológicos, vão incapacitando a pessoa de cuidar adequadamente do seu próprio dinheiro.
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Gestão financeira: quando delegar?
A resposta é: depende. Este processo é bastante delicado, até mesmo porque muitos idosos não aceitam que já não possuem a mesma atenção e a habilidade de antes para fazer a gestão financeira.
Há quem aceite esta transição sem percalços (até acha melhor ter alguém para cuidar deste assunto). Porém, para alguns idosos que sempre foram independentes ou geriram muito bem a função de chefe de família, deixar de ficar à frente da administração das suas finanças é como assinar um atestado de incapacidade, o que gera sentimentos como tristeza e depressão.
Em outras situações o próprio familiar percebe que o idoso está com dificuldade na hora de fazer contas, assinar cheques e digitar a senha do cartão e se oferece para ajudar.
De qualquer forma, é importante que a delegação da gestão financeira seja feita à base de muita conversa e paciência.
Como delegar a gestão financeira sem medo?
Vamos deixar aqui algumas dicas de como fazer estar transição de gestão financeira de maneira correta e sem estresse:
O gestor precisa ser próximo e de confiança
O idoso deve escolher uma pessoa da família que ela confie plenamente para que possa assumir a gestão do seu dinheiro com total responsabilidade. Finança é algo bastante sério e precisa ser administrada por alguém com real conhecimento e sem más intenções.
Uma planilha de gastos é essencial
Ao identificar a pessoa que fará a gestão financeira, o idoso deve detalhar todas as suas receitas (INSS e outros) e despesas (luz, água, gás, telefone, supermercado, convênio, supermercado, remédios, entre outros). O novo gestor pode cuidar de cartões e senhas ou, se o idoso ainda puder assinar, pegar um cheque assinado quando for necessário efetuar alguma compra.
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Os pagamentos devem ser facilitados
Para facilitar a gestão financeira e evitar multas por atraso, o nosso responsável pelas finanças deve colocar todos os pagamentos possíveis em débito automático, principalmente os básicos (luz, água, telefone).
Para se sentir seguro, o idoso precisa de feedback
É importante que o idoso esteja em contato constante com o novo gestor, para saber como andam as suas finanças e dar orientações sempre que necessário.
Delegar uma gestão financeira pode gerar apreensão por parte do idoso, mas seguindo essas dicas, o processo pode se tornar mais leve e confiável. Mais cedo ou mais tarde, será necessário contar com ajuda para evitar problemas financeiros!
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