Como procurar emprego depois da aposentadoria?

Mesmo depois da aposentadoria, há profissionais que não param de procurar emprego. Os motivos são os mais variados: renda atual não supre todas as necessidades mensais, a ideia de deixar de ser economicamente ativo ainda está descartada, puro prazer, entre outros.

O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, tornando o ato de procurar emprego um grande desafio para quem já passou dos 60 anos.

Entretanto, da mesma maneira que há empresas que buscam um profissional mais jovem e antenado em tecnologia, há aquelas que acreditam na experiência de um profissional mais velho para preservar valores e promover a integração.

Por isso, o idoso que pretende voltar ao mercado de trabalho deve estar atento às oportunidades que as empresas oferecem para quem já começou a receber a aposentadoria.

LEIA MAIS: Pesquisa revela que 21% dos aposentados continuam trabalhando

Dicas de como procurar emprego após a aposentadoria

Determinação e autoconhecimento são a base para quem já recebe aposentadoria e decide procurar emprego. Em muitos casos será necessário passar por processos seletivos com outros profissionais de diferentes idades (entrevistas e até dinâmicas de grupo) e negociar horários de trabalho, salário e benefícios.

LEIA TAMBÉM: Aposentado pode continuar trabalhando?

Antes de iniciar a procura por emprego, aproveite as dicas que vamos deixar aqui para você:

Atualize o currículo

Confira as tendências, dê uma boa lida no seu currículo e veja quais informações precisa atualizar. Você não precisa inovar a aparência do seu currículo como um profissional de áreas descoladas geralmente faz, por exemplo, mas deve manter as regras básicas de formalidade.

Não tenha medo de revelar sua atual condição

Seja ao enviar um texto de apresentação, seja na hora da entrevista, não tenha medo de contar que está recebendo a aposentadoria. Há empresas que até podem descartar você por isso, mas outras irão valorizar sua experiência e perceber o quanto ela pode contribuir para toda a equipe.

Esteja sempre atualizado

Seus anos de experiência podem, sim, contar pontos na hora de conseguir um emprego, mas é sempre bom buscar cursos de reciclagem para entender as novidades do seu segmento. Se sua ideia é mudar de área, a necessidade de profissionalização e atualização é ainda maior.

Mantenha a postura nas entrevistas

Lembre-se que você está sendo avaliado por um profissional e disputando uma vaga com outras pessoas. Então chegue alguns minutos antes do horário marcado e dose a formalidade com base no perfil da empresa, tanto no modo de falar quanto de se vestir.

Não tenha medo de dizer não

Muitos podem ser os motivos para você decidir voltar a procurar emprego. Mas você já trabalhou durante muito tempo, passou por muitas empresas e conheceu os mais diferentes tipos de colegas de trabalho e atividades. Use esse conhecimento a seu favor e se achar que a oferta de trabalho, o ambiente ou a equipe fará você reviver alguma situação ruim, argumente e diga não. Evite se estressar demais.

Fique atento aos seus direitos

Uma pessoa que recebe aposentadoria e retorna ao mercado de trabalho com carteira assinada conta com todos os benefícios normalmente. Saca o FGTS conforme e lei e recolhe o INSS, mas sem direito à desaposentação, que é recálculo dos benefícios.

Portanto, se você recebe aposentadoria pretende voltar a procurar emprego, vá à luta e busque as oportunidades que mais se encaixam no seu perfil. E se quiser ficar por dentro de mais informações sobre qualidade de vida, aposentadoria e INSS, acompanhe o nosso blog! Clique aqui para ler outros artigos.